SEMINARIO DE DANÇA - MÚSICA E TEATRO CIA DE DANÇA M-CEL

SEMINARIO DE DANÇA - MÚSICA E TEATRO CIA DE DANÇA M-CEL
DE 23 A 25 DE NOVEMBRO DE 2012

sexta-feira, 6 de março de 2009

06º DIA – VENDO OS PLANOS DO INIMIGO SENDO REVELADOS

TEXTO BASE:
1 Samuel 19:1 e 2
1 Falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os servos sobre matar Davi. Jônatas, filho de Saul, mui afeiçoado a Davi, 2 o fez saber a este, dizendo: Meu pai, Saul, procura matar-te; acautela-te, pois, pela manhã, fica num lugar oculto e esconde-te.

II Reis 5:19-27
19 Eliseu lhe disse: Vai em paz. Quando Naamã se tinha afastado certa distância,
20 Geazi, o moço de Eliseu, homem de Deus, disse consigo: Eis que meu senhor impediu a este siro Naamã que da sua mão se lhe desse alguma coisa do que trazia; porém, tão certo como vive o SENHOR, hei de correr atrás dele e receberei dele alguma coisa.
21 Então, foi Geazi em alcance de Naamã; Naamã, vendo que corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo e perguntou: Vai tudo bem?
22 Ele respondeu: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que, agora mesmo, vieram a mim dois jovens, dentre os discípulos dos profetas da região montanhosa de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas vestes festivais.
23 Disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. Instou com ele e amarrou dois talentos de prata em dois sacos e duas vestes festivais; pô-los sobre dois dos seus moços, os quais os levaram adiante dele.
24 Tendo ele chegado ao outeiro, tomou-os das suas mãos e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, que se foram.
25 Ele, porém, entrou e se pôs diante de seu senhor. Perguntou-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma.
26 Porém ele lhe disse: Porventura, não fui contigo em espírito quando aquele homem voltou do seu carro, a encontrar-te? Era isto ocasião para tomares prata e para tomares vestes, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
27 Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

A – INTRODUÇÃO

Eliseu tinha a visão aberta ao mundo espiritual. Deus tinha lhe dado esse dom e através do Espírito Santo tinha controle das coisas que estavam ao seu redor e de todas as ações do inimigo.
Eliseu discernia profundamente a todos, porém não era discernido por ninguém. Ele havia recebido a porção profética dobrada de Elias e assim nada lhe poderia ficar oculto.
A Igreja Apostólica recebeu a capa de unção deixada por Jesus Cristo, e do mesmo modo vamos discernir todas as ações do inimigo.

B – QUE BENEFICIOS NOS TRAZ DOM DA REVELAÇÃO
I CO 2:9-12
9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

1º) NOS TRAZ A REVELAÇÃO DOS INTENTOS DO CORAÇÃO DOS QUE ANDAM CONOSCO
II REIS 5:25 e 26
25 Ele, porém, entrou e se pôs diante de seu senhor. Perguntou-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma.
26 Porém ele lhe disse: Porventura, não fui contigo em espírito quando aquele homem voltou do seu carro, a encontrar-te? Era isto ocasião para tomares prata e para tomares vestes, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?

Eliseu tinha que formar um discípulo, segundo a unção que tinha recebido de Deus e não poderia ser alguém sem as qualificações necessárias. Geazi era alguém totalmente desqualificado para tal unção, e Eliseu teve em espírito a revelação clara da traição e da avareza de seu discípulo. Deus não quer que percamos tempo com os que não são fiéis. Deus te mostrará quem é o joio e também quem é o trigo.

2º) TRAZ A REVELAÇÃO DO QUE É FEITO EM OCULTO PELOS NOSSOS INIMIGOS
II REIS 6:8 a 12
8 O rei da Síria fez guerra a Israel e, em conselho com os seus oficiais, disse: Em tal e tal lugar, estará o meu acampamento.
9 Mas o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os siros estão descendo para ali.
10 O rei de Israel enviou tropas ao lugar de que o homem de Deus lhe falara e de que o tinha avisado, e, assim, se salvou, não uma nem duas vezes.
11 Então, tendo-se turbado com este incidente o coração do rei da Síria, chamou ele os seus servos e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
12 Respondeu um dos seus servos: Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir.

O rei da Síria preparava armadilhas para o rei de Israel, porém Eliseu tinha o poder da revelação e trazia às claras tudo o que era feito às ocultas. Deus pela nossa sinceridade não nos permite cair nas mãos dos inimigos. Todos os seus passos, Deus nos revela.

3º) TRAZ A REVELAÇÃO DAS MÁS INTENÇÕES DAQUELES QUE APARENTEMENTE SÃO DOS NOSSOS
II REIS 6:31-33
31 Disse o rei: Assim me faça Deus o que bem lhe aprouver se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, lhe ficar, hoje, sobre os ombros.
32 Estava, porém, Eliseu sentado em sua casa, juntamente com os anciãos. Enviou o rei um homem de diante de si; mas, antes que o mensageiro chegasse a Eliseu, disse este aos anciãos: Vedes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? Olhai, quando vier o mensageiro, fechai-lhe a porta e empurrai-o com ela; porventura, não vem após ele o ruído dos pés de seu senhor?
33 Falava ele ainda com eles, quando lhe chegou o mensageiro; disse o rei: Eis que este mal vem do SENHOR; que mais, pois, esperaria eu do SENHOR?

Doutra feita o rei de Israel estava vivendo o cerco em Samaria e culpou a Eliseu. Até o desejo do coração do rei em revelação a Eliseu Deus revelou, e assim, Eliseu, tomou posições a respeito da intenção dele.

4º)TRAZ A CERTEZA QUE OS OLHOS DO INIMIGO SERÃO FECHADOS
II REIS 6:18-20
18 E, como desceram contra ele, orou Eliseu ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. Feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.
19 Então, Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.

Eliseu estava cercado, porém o poder de Deus cegou os inimigos a ponto de eles andarem segundo a orientação do próprio Eliseu, e assim foram derrotados.

C – CONCLUSÃO – DEUS NÃO DEIXARÁ NADA OCULTO AO SEU POVO
Mateus 10:26 – Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido.

II REIS
6:15-17
15 Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?
16 Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
17 Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

O discípulo recebeu o mesmo dom de seu mestre e começou a ver a realidade do mundo espiritual. É assim que a sucessão apostólica é garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário