1 Sm 22.17
17 Disse o rei aos da guarda, que estavam com ele: Volvei e matai os sacerdotes do SENHOR, porque também estão de mãos dadas com Davi e porque souberam que fugiu e não mo fizeram saber. Porém os servos do rei não quiseram estender as mãos contra os sacerdotes do SENHOR.
18 Então, disse o rei a Doegue: Volve-te e arremete contra os sacerdotes. Então, se virou Doegue, o edomita, e arremeteu contra os sacerdotes, e matou, naquele dia, oitenta e cinco homens que vestiam estola sacerdotal de linho.
19 Também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou a fio de espada: homens, e mulheres, e meninos, e crianças de peito, e bois, e jumentos, e ovelhas.
A- INTRODUÇÃO:
Saul perdeu sua caminhada com Deus, cometeu erros que o levaram a destruição e Deus levantou outro rei para o lugar dele.
Matar os sacerdotes foi a evolução de um processo de auto-destruição fruto de erros cometidos por Saul.
Desvalorização do seu Chamado
1 Sm 10.1e 22.
Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o SENHOR por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel?
22 Então, tornaram a perguntar ao SENHOR se aquele homem viera ali. Respondeu o SENHOR: Está aí escondido entre a bagagem.
Um homem que foi chamado para ser rei, aquela unção para ele não representou nada, se escondeu atrás da bagagem. Você é um ungido de Deus o que representa a sua unção e o seu chamado?
O Apóstolo sempre fala e demonstra: O MEU CHAMADO É MAIS IMPORTANTE QUE A MINHA VIDA.
Não estabeleceu uma aliança com aquele que o ungiu
1 Sm 14. 18
Saul disse a Aías: Traze aqui a arca de Deus (porque, naquele dia, ela estava com os filhos de Israel).
Saul não tinha aliança com Samuel, diferentemente de Davi.
Precisamos ser homens de aliança, ter aliança com aquele que nos ungiu, temos aliança com o Apóstolo Estevam.
Foi desobediente
1 Sm 15.3,19.
3 Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.
19 Por que, pois, não atentaste à voz do SENHOR, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do SENHOR?
Saul de coitado se tornou arrogante e prepotente. Ele se sentiu no direito de arbitrar no lugar de Deus.
Ele preservou o inimigo
1 Sm 15.9
9 E Saul e o povo pouparam Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram.
Fez diferente do que Deus mandou fazer, quis fazer do seu jeito. É interessante que ele preservou o inimigo e o próprio inimigo se levantou para destruí-lo, este mesmo inimigo se levantou nos dias de Ester (Hamã), porque Saul preservou o inimigo.
Ele desprezou a arca
1 Sm 14.18-19
1 Cr 13. 3
tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não nos valemos dela.
Desprezou o poder, a presença do Senhor.
Matou os sacerdotes
O ódio por Davi, o levou ao assassinato dos ungidos de Deus, deferentemente de Davi que pompou Saul porque falou não tocarei no ungido de Deus.
A loucura de Saul o levou a morte espiritual e conseqüentemente morte física e do futura da sua geração.
Ele consultou médiuns(demônios)
1Sm.28: 9-11
9 Respondeu-lhe a mulher: Bem sabes o que fez Saul, como eliminou da terra os médiuns e adivinhos; por que, pois, me armas cilada à minha vida, para me matares?10 Então, Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Tão certo como vive o Senhor, nenhum castigo te sobrevirá por isso.11 Então, lhe disse a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.
D - Quando o inimigo chama a si a justiça Divina, ele vive 1º RS.28:19-20:
19 O Senhor entregará também a Israel contigo nas mãos dos filisteus, e, amanhã, tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o Senhor entregará nas mãos dos filisteus.
20 De súbito, caiu Saul estendido por terra e foi tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e faltavam-lhe as forças, porque não comera pão todo aquele dia e toda aquela noite.
· ELE SE COLOCA DEBAIXO DE SENTENÇA E CONDENAÇÃO.
· ELE SE ABATE .
· ELE FICA PROSTRADO.
· ELE É DOMINADO PELO MEDO.
· ELE FICA FRACO E SEM PODER DE REAÇÃO.
· ELE VAI DE ENCONTRO À SUA DERROTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário