SEMINARIO DE DANÇA - MÚSICA E TEATRO CIA DE DANÇA M-CEL

SEMINARIO DE DANÇA - MÚSICA E TEATRO CIA DE DANÇA M-CEL
DE 23 A 25 DE NOVEMBRO DE 2012

sexta-feira, 6 de março de 2009

14º PASSO – AMIGOS FIÉIS TRAZENDO ÂNIMO

TEXTO BASE
1Sam 23: 15-18
15Vendo, pois, Davi que Saul saíra a tirar-lhe a vida, deteve-se no deserto de Zife, em Horesa. 16Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi, a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus, 17e lhe disse: Não temas, porque a mão de Saul, meu pai, não te achará; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo, o que também Saul, meu pai, bem sabe. 18E ambos fizeram aliança perante o Senhor. Davi ficou em Horesa, e Jônatas voltou para sua casa
Proverbios 18.24
“24O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.”

INTRODUÇÃO:
Era um momento difícil para Davi, pois havia acabado de sofrer uma traição dos moradores de Queila, e agora havia partido sem rumo certo para o deserto procurando um lugar seguro, pois Saul o perseguia ferozmente.
Mas para um homem apostólico Deus sempre tem preparado um amigo verdadeiro que estende a mão para ajudar no momento da dificuldade e desanimo, pois são nesses momentos que se reconhece o verdadeiro amigo.
No caso de Davi vemos explícita a verdade de Prov 18.24, pois seus próprios irmãos não se colocaram como amigos, e Davi encontrou a verdadeira amizade em Jonatas. Da mesma forma vemos Jesus, onde seus irmãos não criam nele, e Ele encontrou a verdadeira amizade em João o discípulo amado.
E no deserto de Zife, Jonatas se encontra com Davi e lhe traz palavra de animo e fortalece o coração de Davi, ele se levanta como um verdadeiro amigo.
Mas quem era Jonatas? Filho de Saul, herdeiro natural do trono, mas ele reconhece a unção de Davi e faz aliança com ele, e vemos aqui o que significa uma verdadeira amizade, que está completamente desassociada de valores ou interesses carnais e que sempre busca o bem do próximo. E Deus vai preparar amigos como Jonatas que vão e servir de amparo na hora da dificuldade.
Glória a Deus que neste tempo de guerras que nós temos enfrentado, Deus levantou amigos fiéis para estar ao nosso lado, como por exemplo a Igreja ADBrás na pessoa do Pr.Samuel Ferreira que nos cedeu gratuitamente o templo principal de sua Igreja para nós fazermos os nosso cultos.
Está unção está liberada sobre sua vida é tempo de Deus levantar amigos valorosos para estar ao teu lado!

PARA RECEBER ANIMO DE HOMENS FIÉIS EU PRECISO:

1) SABER O VALOR DE UMA ALIANÇA
1Sm 18.3
3Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma

Todo servo de Deus precisa de um amigo verdadeiro, seja um irmão de sangue, um parente ou um estranho, mas antes de “ter” um amigo precisamos “ser” amigos, ou seja, entender o valor de uma aliança.

2) PAGAR O PREÇO PELA AMIZADE
2Sm 9.5-7
5Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. 6Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! 7Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa
Jonatas já era morto, mas Davi honrou sua amizade e irmandade quando acolheu seu filho Mefibosete e o colocou em honra.
Uma amizade verdadeira envolve dedicação e acima de tudo fidelidade, primeiro a Deus e depois ao próximo.

3) DESENVOLVER AMIZADES COM BASE NA CONFIANÇA
1Sm 20.12-13
12E disse Jônatas a Davi: O Senhor, Deus de Israel, seja testemunha. Amanhã ou depois de amanhã, a estas horas sondarei meu pai; se algo houver favorável a Davi, eu to mandarei dizer. 13Mas, se meu pai quiser fazer-te mal, faça com Jônatas o Senhor o que a este aprouver, se não to fizer saber eu e não te deixar ir embora, para que sigas em paz. E seja o Senhor contigo, como tem sido com meu pai.

4) NÃO TER PRECONCEITOS
1Sm 19.1
1Falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os servos sobre matar Davi. Jônatas, filho de Saul, mui afeiçoado a Davi,

5) SABER SUPERAR AS DIFERENÇAS
Deus nos fez diferentes uns dos outros e estas diferenças devem trazer crescimento e aprendizado e não divisão e intriga.

DEUS VAI COLOCAR AMIGOS FIÉIS COMO JONATAS EM NOSSO CAMINHO PARA:

- Nos dar livramentos;
1Sm 19.1-2
1Falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os servos sobre matar Davi. Jônatas, filho de Saul, mui afeiçoado a Davi, 2o fez saber a este, dizendo: Meu pai, Saul, procura matar-te; acautela-te, pois, pela manhã, fica num lugar oculto e esconde-te

- Nos dar animo novo;
1Sm 23.16
16Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi, a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus, 17e lhe disse: Não temas, porque a mão de Saul, meu pai, não te achará; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo, o que também Saul, meu pai, bem sabe.

- Nos fazer vencer a solidão;
1Sm 23.16
16Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi, a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus

- Nos abençoar;
1 Sm 18.4
4Despojou-se Jônatas da capa que vestia e a deu a Davi, como também a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto.

CONCLUSÃO: JESUS CRISTO QUER SER SEU AMIGO FIEL
Joao 15.13-15
13Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. 14Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.

Uma verdadeira amizade entre duas pessoas depende da vontade de ambos. Não adiante uma parte querer se a outra se recusar. Da parte de Jesus Cristo não há dúvidas de que Ele tem toda a disposição. Eis o convite que Ele faz: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mt 11:28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário