TEXTO BASE:
I Samuel 18:20-21,25
20 Mas Mical, a outra filha de Saul, amava a Davi; sendo isto anunciado a Saul, pareceu bem aos seus olhos.
21 E Saul disse: Eu lha darei, para que ela lhe sirva de laço, e para que a mão dos filisteus venha a ser contra ele. Pelo que Saul disse a Davi: com a outra serás hoje meu genro.
25 Então disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não deseja dote, senão cem prepúcios de filisteus, para que seja vingado dos seus inimigos. Porquanto Saul tentava fazer Davi cair pela mão dos filisteus.
Salmos 23:1-6
1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. 2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. 3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
A- INTRODUÇÃO
Devemos entender que o mundo jaz no maligno e que a ação de satanás na vida de um ungido de Deus é impedir sua trajetória de sucesso, sua caminhada com o Senhor, ou seja, o desejo de Deus para sua vida. Vemos na palavra que o rei Saul movido pela suas deformações e por satanás declara abertamente sua intenção em relação a Davi, o verdadeiro ungido de Deus – que era de matá-lo através de uma armadilha. Saul propõe um desafio, uma missão que era certamente algo difícil e muito arriscado para qualquer homem por mais capacitado que fosse nas batalhas. O desejo de Saul não era que Davi tivesse sucesso. Mas sabemos que Davi não era qualquer homem e a sua capacitação vinha do Senhor.
Aquilo que era uma armadilha de morte foi uma habilitação poderosa na vida de Davi e diante deste fato sua fama e reconhecimento cresciam perante todos. Ele conquista o dobro porque a porção dobrada estava em sua vida.
B – O QUE É LAÇOS DE MORTE:
Laços de morte é a armadilha arquitetada pelo inferno para destruir a carreira de um servo de Deus. Foi exatamente o que Saul fez ao pedir cem prepúcios dos filisteus. Na mente de Saul o plano era perfeito no sentido de liquidar Davi, pois matar cem filisteus não é coisa simples e ainda por cima retirar o prepúcio, mas vemos a disposição de Davi que foi além, fez o dobro e a intenção do inferno foi frustrada.
Como servos de Deus devemos estar atentos às armadilhas que satanás prepara para não sermos roubados. Um servo de Deus pode, por exemplo, ter o seu chamado abortado por cair em laços de morte, ter sua vida destruída e deixar de viver a constituição de Deus.
Objetivo de satanás é claro – João 10:10 “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir;” portanto esteja atento para as prisões que tem objetivo de trazer morte, ou seja, o fim do plano de Deus, o fim do ministério, o fim das motivações, o fim dos sonhos. O inimigo quer o nosso fim, mas o Senhor nos livra de todos os laços do inimigo.
1º) Laço: DO DESANIMO.
I Samuel 30: 3 Quando Davi e os seus homens chegaram à cidade, eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.
4 Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que não ouve neles mais forças para chorar.
O desanimo tem sido um laço terrível nos dias de hoje, quantas pessoas por não entenderem o momento de luta se entregam a esse sentimento. Hoje vamos quebrar esse laço em nome de Jesus e sua vida será reanimada no Senhor.
2º) Laço: DA OCIOSIDADE
II SAMUEL 11:1 Tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, Davi enviou Joabe, e com ele os seus servos e todo o Israel; e eles destruíram os amonitas, e sitiaram a Rabá. Porém Davi ficou em Jerusalém. 2 Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 3 Tendo Davi enviado a indagar a respeito daquela mulher, disseram-lhe: Porventura não é Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? 4 Então Davi mandou mensageiros para trazê-la; e ela veio a ele, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); depois ela voltou para sua casa. 5 A mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
Tem um ditado popular que diz: “Mente vazia oficina do diabo”. Davi escolheu não ir para a batalha, então o inimigo que não dorme em serviço preparou o cenário para o laço de morte, de destruição e vergonha. Olha agora que situação, que problema. Quantas pessoas são roubadas por não se envolver com as coisas de Deus e perdem seu tempo com tantas bobagens, tem sua vida anulada, vive o conformismo, não realizam, não conquistam, estão passando pela vida distraídas e iludidas. Hoje vamos nos levantar e quebrar toda ociosidade.
3º) Laço: DE SE DEIXAR ENVOLVER PELA APARÊNCIA.
II SAMUEL 6: 16 Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coração.
Davi se conhecesse mesmo como era Mical não teria casado com ela. Saul a conhecia por isso disse ela será laço para ele. No momento mais importante de vida de Davi (quando traz a arca a Jerusalém) ela o despreza ao invés de apóia-lo. Quantas pessoas são enganadas e frustradas porque olha para aparência. O Homem tem o costume de avaliar aparência e desprezar os valores da alma e do espírito. Hoje vamos quebrar com toda fascinação e engano da carne.
4º) Laço: DE FALAR SEM PENSAR.
Pv 18:7 A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.
Quantas vezes você disse: Foi sem querer, foi brincadeira que eu disse isso ou aquilo. Mas devemos ter em mente que as palavras tem poder e satanás quer que usemos a boca de forma errada. Quantas pessoas têm sua vida amarrada por aquilo que declarou. Hoje vamos quebrar toda sentença e laço que declaramos em momentos de precipitação, nervosismo, etc.
5º) Laço: DE CONFIAR NO QUE VÊ E NÃO EM DEUS
II Samuel 24: 1 A ira do Senhor tornou a acender-se contra Israel, e o Senhor incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá. 3 Então disse Joabe ao rei: Ora, multiplique o Senhor teu Deus a este povo cem vezes tanto quanto agora é, e os olhos do rei meu senhor o vejam. Mas por que tem prazer nisto o rei meu senhor;
Davi entrou num laço de destruição, por colocar num momento em sua vida a confiança no seu poder bélico. Quantas pessoas têm sido roubadas por deixar a confiança no Senhor e colocar sua segurança em homens, em situações, no dinheiro, no seu status e tudo isso se torna um laço de morte. Hoje vamos quebrar todo roubo e destruição, nossa confiança esta no Senhor.
C – COMO VENCER OS LAÇOS DE MORTE:
1) TENDO DICERNIMENTO.
I Samuel 24: 6 E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor.
Davi entendeu no espírito aquele desafio, e aquele desafio era para o Senhor. O sentimento de Davi era de honrar ao rei ainda que o rei tinha a intenção de mata-lo. Mesmo depois de tantas perseguições por parte de Saul, Davi quando teve oportunidade de se vingar não o fez, porque ele tinha entendimento do mundo espiritual. Davi poderia comprometer ai sua carreira acabando com a vida de Saul, mas não o fez, porque entendia o mundo espiritual. O Discernimento espiritual vai te dar condições de você enxergar o que esta por traz de cada situação e assim você fará o que é certo segundo a vontade de Deus
2) REANIMANDO-SE NO SENHOR
I Samuel 30:6 Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se reanimou no Senhor seu Deus.
Não posso me entregar as situações, quanto mais Davi chorava pior ficava a situação, agora o povo queria matá-lo. Davi não se entrega a sentimento de culpa, de pequenez, porem Davi encontra o caminho no Senhor. A tua vida esta nas mãos do Senhor, então hoje é dia de você se fortalecer no Senhor, quebrar todos os laços de morte e se levantar para batalha.
3) TENDO DISPOSIÇÃO PARA VENCER E CONQUISTAR
I Samuel 30: 8 Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? alcançá-la-ei? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-a; porque de certo a alcançarás e tudo libertarás.
Disposição é a chave para a vida de vitória, os tímidos, os fracos e covardes são eliminados pela lei de guerra, porem o Senhor espera de você força. Tenha força, não há situação que você não possa suportar. Tenha amor, pois o amor é uma arma que satanás não conhece e tenha esperança, a tua esperança não será frustrada. Disponha a tua vida para ir além, para ser curado, ser renovado e viver a vida abundante aqui na terra.
D – CONCLUSÃO:
Jesus Cristo venceu a morte e deu esta conquista a Igreja. Somos um povo Apostólico, ungido e enviado para reinar com Cristo. O espírito de Saul não tem poder e autoridade e seus intentos vão cair por terra, porque temos:
Livramento: Deus te livra de todas as armadilhas. Ele é teu escudo
Saúde: Teu corpo será saudável, você terá a disposição de Davi para fazer o dobro.
Provisão: Nada vai te faltar. O Senhor sempre vai te guiar para o suprimento
Óleo da unção na cabeça: Nunca vai falta óleo na sua cabeça.
A honra do Senhor: O Senhor vai te preparar uma mesa farta diante dos adversários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário